Pesquisar

FAQ.

Perguntas mais Frequentes

/ FAQ

Abaixo você encontra algumas das Perguntas mais Frequentes que recebemos. Para ter acesso a essas respostas e muitas outras, basta clicar na imagem ao lado.x
Posso utilizar o cinto da Hércules para meu funcionário com mais de 100 kg?

Sim. Concluímos que os cinturões paraquedistas da Hércules pode ser utlizado para pessoas com mais de 100 kg. E o que precisamos levar em consideração as demais questões envolvidas para o trabalho em altura, como fator de queda e a liberação da medicina do trabalho do indivíduo que irá trabalhar utilizando o equipamento.

Posso utilizar o cinturão da Hércules com o talabarte ou trava-quedas de outra marca?

Não. Para aquisição do CA junto ao Ministério do Trabalho, todos os equipamentos são enviados juntos para realização dos ensaios de certificação, uma determinada empresa somente irá enviar para aprovação os seus próprios equipamentos, por este motivo acaba sendo obrigatório o uso de equipamento do mesmo fabricante. Na consulta aos seus CAs junto ao Ministério do Trabalho, encontramos quais equipamentos estão relacionados e podem ser conjugados.

O trava-quedas possui certificado de aprovação (CA)?

Não. Considerando a publicação da Portaria SIT nº 292, de 08/12/2011, que alterou o item I do Anexo I da Norma Regulamentadora nº 06, NR-06, de forma a considerar equipamento de proteção individual contra quedas com diferença de nível somente o cinturão de segurança com dispositivo trava-quedas e/ou com talabarte, deixou-se de considerar como EPI, para fins de obtenção de Certificado de Aprovação – CA, o “dispositivo trava-quedas”. Ou seja, a partir dessa nova sistemática, o dispositivo trava-quedas deixa de ter CA.
Desta forma, somente o cinturão tem o Certificado de Aprovação, porém os trava-quedas com CA continuam válidos para utilização.

Meu certificado de aprovação (CA) está vencido, posso usar o equipamento?

Sim. É de se ver que a validade do CA vincula-se à comercialização dos EPIs certificados, conforme entendimento expresso na Nota Técnica n° 146/2015/CGNOR/DSST/SIT/MTE 3 . Sendo assim, para ser comercializado, o EPI deve possuir CA válido. O empregador/consumidor deve consultar o Certificado de Aprovaçao (CA) na sua aquisição, para verificar a validade do equipamento tendo em vista que a NR-06 estabelece e é sua obrigação fornecer somente EPI certificado pelo MTE.

Como eu posso comprar da Hércules?

É muito simples. Entre em contato com um de nossos distribuidores. Nossa rede de distribuição está presente em todo o Brasil para melhor atendê-lo. Clique aqui para acessar nossa Rede de Distribuição

Banner_Guia_de_higienização
Voltar para o Topo