Cinto de Segurança Tipo Paraquedista / Abdominal e suas aplicações

Para os profissionais que realizam Atividade em Altura, o Cinto de Segurança Tipo Paraquedista / Abdominal é um EPI fundamental para minimizar os riscos de queda e garantir maior segurança para que o trabalho seja feito de forma correta. E para quais tipos de trabalho ele deve ser utilizado? Neste post, vamos explicar melhor quais são as aplicações do Cinto de Segurança Tipo Paraquedista / Abdominal.

O Cinto de Segurança Tipo Paraquedista / Abdominal é de uso obrigatório em todas as atividades realizadas em alturas superiores a 2 metros do solo. Esse EPI deve ser utilizado em conjunto com Talabarte ou Trava-Quedas para garantir que o profissional esteja totalmente amparado em caso de queda.

Além do Talabarte ou Trava-Quedas, o Cinto de Segurança Tipo Paraquedista / Abdominal também pode ser aplicado em atividades que precisem do auxílio da linha de vida, que facilita o deslocamento do profissional para atividades variadas, como carregamento e descarregamento de cargas em caminhões.

Diversas áreas de aplicação

A única especificidade do Cinto de Segurança Tipo Paraquedista / Abdominal é que ele deve ser utilizado em Atividades em Altura, não existe uma limitação de área em que esse EPI deve ser usado. As suas aplicações são as mais variadas possíveis, abrangendo atividades e indústrias bem diferentes umas das outras.

As principais aplicações do Cinto de Segurança Tipo Paraquedista / Abdominal são:

  • Atividades com eletricidade, como postes de rua.
  • Movimentação em espaços confinados.
  • Trabalhos com posicionamento.
  • Atividades realizadas na construção civil, como o levantamento de um prédio.
  • Trabalho de limpeza externa de edifícios.
  • Setor industrial.
  • Atividades realizadas em torres, andaimes, estruturas metálicas e escadas do tipo marinheiro.

A importância do Cinto de Segurança Tipo Paraquedista / Abdominal

A NR 35 estabelece as obrigatoriedades e responsabilidades dos empregadores e empregados sobre o uso correto do Cinto de Segurança Tipo Paraquedista / Abdominal. É de extrema importância que essa norma seja respeitada para garantir a segurança e integridade física dos trabalhadores e também fazer com que os empregadores fiquem tranquilos sabendo que estão oferecendo um equipamento de qualidade que irá preservar a vida de seus funcionários.

Todas as áreas que precisam da utilização do Cinto de Segurança Tipo Paraquedista / Abdominal oferecem riscos variados aos trabalhadores envolvidos, por isso a importância de se seguir todas as normas que regem esse tipo de atividade. É importante respeitar a lista de EPIs necessários para a realização do Trabalho em Altura, que oferece muitos riscos aos trabalhadores envolvidos.

Esperamos que o conteúdo seja útil para você. O que achou do material que apresentamos? Tem alguma outra informação que gostaria de acrescentar? Deixe seu comentário abaixo, vamos adorar continuar essa conversa, porque aqui é o Blog dos Especialistas em Trabalho em Altura.

Até breve!
Equipe Hércules