Cinto de Segurança, Talabarte e Trava-Quedas devem ser do mesmo fabricante?

SIM! 

Porque de acordo com a NR 6 item 6.1.1, entende-se como equipamento conjugado de proteção individual todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer, simultaneamente, e que seja suscetível de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

O Cinto de Segurança tipo Paraquedista e os equipamentos de retenção de queda (Talabarte e Trava-Quedas) utilizados para proteção do usuário são considerados EPIs conjugados, uma vez que não existe a possibilidade de utilizar somente um dos equipamentos e garantir a proteção contra quedas.

Para aquisição do CA junto ao Ministério do Trabalho, todos os equipamentos são enviados juntos para realização dos ensaios de certificação; uma determinada empresa somente irá enviar para aprovação os seus próprios equipamentos, por este motivo torna-se obrigatório o uso de equipamento do mesmo fabricante. Na consulta aos seus CAs junto ao Ministério do Trabalho, encontramos quais equipamentos estão relacionados e podem ser conjugados.

Esperamos ter respondido sua dúvida e sempre que precisar de informações confiáveis, confira nossos conteúdos, pois aqui é o Blog dos Especialistas em Trabalho em Altura.

Até breve!
Equipe Hércules