Entendendo o propósito de uma vestimenta de combate a incêndio estrutural

Qual é o proposito da roupa de um bombeiro ou brigadista, mais conhecida como vestimenta de combate a incêndio?

Um dos principais propósitos da vestimenta de combate a incêndio é aumentar a probabilidade de sobrevivência a um flashover.
Proteção contra agentes térmicos, bactérias, líquidos e riscos físicos também são de grande importância, entretanto, uma das principais funções da vestimenta é proteger o corpo de um possível flashover. Muitas vezes, quando se tem um flashover em uma ocorrência, a vestimenta fica carbonizada, quebradiça, em precárias condições. Porém, se fabricada com mão de obra especializada e com tecidos e aviamentos de qualidade, cumpre com sua função de proteger o combatente.
Além dos fatores citados acima, uma vestimenta de combate a incêndio deve ser elaborada prevendo os principais fatores de um incêndio (além do flashover) tais como: proteção mecânica, respirabilidade, resistência a chamas, resistência ao calor condutivo e calor por compressão.

Para essa gama de proteções, geralmente a vestimenta conta com 3 camadas de tecido, sendo elas a camada externa, barreira de umidade e barreira térmica.