Talabarte de Posicionamento: O que é e para que serve?

O Trabalho em Altura precisa ser realizado obrigatoriamente com a utilização de EPIs específicos para esse tipo de tarefa, que garantam a segurança do trabalhador e evitem que o trabalhador sofra uma queda do local em que está trabalhando. Além disso, existem algumas situações em que esse profissional, além de estar protegido e amparado por equipamentos que o mantenham seguro, ele também precisa de um certo conforto e liberdade para poder usar as duas mãos. Nesses momentos, ele irá precisar do Talabarte de Posicionamento.

O Talabarte de Posicionamento é um EPI para Trabalho em Altura que serve, como o próprio nome diz, para manter o profissional em determinada posição durante o tempo em que ele executa as suas tarefas. Ele posiciona o trabalhador em um local definido e permite que ele possa executar suas atividades utilizando as duas mãos, já que elas ficam livres e sem a necessidade de serem usadas para equilibrar ou manter o trabalhador estável no local.

O material utilizado na produção de um Talabarte de Posicionamento precisa ser resistente, pois é um equipamento que irá manter o trabalhador fixo em uma posição. Geralmente são produzidos em poliéster, nylon ou poliamida e são dotados de dupla trava. Além disso, ele deve ser utilizado com um Cinto de Segurança que tenha o ponto de conexão na parte da cintura.

Como usar o Talabarte de Posicionamento

Por se tratar de um equipamento responsável por auxiliar o posicionamento do trabalhador que executa tarefas em altura, ele não tem a função de evitar a queda do profissional. Por isso, é necessário que ele seja utilizado em conjunto com um Talabarte Simples ou até mesmo um Talabarte Duplo ou ainda um trava-quedas (deslizante ou retrátil), para que haja a devida proteção do trabalhador, que estará corretamente posicionado para realizar a sua atividade e também seguro para se prevenir de possíveis quedas.

Conforto para o Trabalho em Altura

O Talabarte de Posicionamento exerce um papel essencial para fornecer conforto ao trabalhador durante a realização de suas atividades. É um EPI para Trabalho em Altura que precisa ser utilizado de forma correta, lembrando que não evita a queda do profissional, apenas o posiciona. Assim como todos os outros EPIs, é fundamental que esteja agregado a um CA válido de cinturão e sua manutenção e limpeza seja feita com frequência, para aumentar a vida útil do equipamento.

Agora queremos saber, o que você achou deste Post! Já conhecia o Talabarte de Posicionamento? Conta pra gente a sua opinião e vamos continuar essa conversa.

E lembre-se, sempre que precisar de informações confiáveis sobre Talabartes, venha nos visitar, pois aqui é o Blog dos Especialistas em Trabalho em Altura.

Até breve!
Equipe Hércules