3 PONTOS IMPORTANTES PARA TRABALHO EM ALTURA

Uma das principais causas de acidentes de trabalho, graves e fatais, se deve a eventos que envolvem a queda de colaboradores dos mais diferentes níveis. O risco de queda quando se trabalha em altura existe em vários ramos de atividades e em diversos tipos de tarefas, por isso temos três pontos importantes que devem ser seguidos para melhor segurança dos trabalhadores.

Planejar: Efetuar boas análises de eventos adversos possibilita compreender os riscos, solucionar problemas e proteger pessoas. Assim, investigar os riscos envolvidos na realização de trabalhos em altura e propor medidas de prevenção para estes é fundamental para a minimização dos acidentes, consequentemente para a preservação da integridade da saúde dos trabalhadores. Por exemplo, criar um plano para identificar e remediar os riscos de violações e as probabilidades de queda para os trabalhadores. Assim como um modo de inspecionar seu local de trabalho para não haver o risco da queda. Lembre-se, é importante dar aos usuários a oportunidade de participação na criação de planos de trabalho.

Prevenir: Criar procedimentos operacionais padrões e práticas de trabalho seguro que possam eliminar o risco de queda. Para você e sua empresa, bem como para todos os envolvidos, prevenir ou eliminar o risco de queda é a melhor opção.

Proteger: Use sempre equipamentos de proteção contra quedas em situações onde exista o risco, o plano é proteger o trabalhador contra acidentes de trabalho independente do grau de probabilidade. Sendo assim, investigar os riscos envolvidos na realização de trabalhos em altura e propor medidas de prevenção para estes é fundamental para a minimização dos acidentes e consequentemente para a preservação da integridade e saúde dos colaboradores.

Você sabia que a Hércules disponibiliza uma equipe técnica altamente qualificada para entender a sua necessidade? E além disso, apresentar a solução mais adequada para a sua operação? Não deixe de utilizar os nossos serviços e fazer parte do mundo Hércules. Consulte um de nossos especialistas.

Josimar Almeida

Gerente especialista em Altura e Espaço Confinado.

Possui formação Irata Nível 1, NR-35 e é Técnico em Segurança do Trabalho. Desempenha um papel de destaque como especialista em soluções para os ambientes de trabalho que necessitam de proteção contra quedas há mais de dez anos na equipe Hércules.
Josimar Almeida

Últimos posts por Josimar Almeida (exibir todos)