VALIDADE DOS EQUIPAMENTOS

No dia 20 de julho de 2015, o MTE emitiu a Nota Técnica n° 146 onde informa que os produtos cujo Certificado de Aprovação (CA) não foram renovados ou que tiveram a substituição por outro produto, permanecem válidos desde que adquiridos anteriormente ao vencimento do Certificado de Aprovação (CA). Para tanto, o usuário deverá respeitar a validade do produto divulgada pelo fabricante.

Sendo assim, informamos que para os produtos de proteção contra quedas da marca Hércules, o prazo de validade é indeterminado, seguindo as recomendações abaixo para determinação da sua obsolência.

Para cinturões e talabartes:
A vida útil é determinada pelas inspeções de rotina que devem ser realizadas por uma pessoa treinada antes de cada utilização, seguindo as orientações abaixo descritas. Caso algumas das observações abaixo forem notadas no cinturão ou no talabarte, o produto deve ser descartado imediatamente:

1. Cadarço: sinais de rasgamento, perfuração, abrasão ou corte;
2. Costuras: rompimento;
3. Componentes metálicos: deformações, travamento, quebra, fissuras ou corrosões;
4. Indicador de impacto: rompido;
5. Absorvedor de impacto: rompido.

Além dos fatores acima descritos, em caso de retenção de uma queda, o equipamento deve ser imediatamente descartado, mesmo que em perfeitas condições.

Para trava-quedas:
Seguindo as mesas orientações descritas para os cinturões e talabartes, a vida útil é determinada pelas inspeções de rotina que devem ser realizadas por uma pessoa treinada antes de cada utilização, seguindo as orientações abaixo descritas. Fique atento, caso algumas das observações abaixo forem notadas no trava-quedas, o produto deve ser descartado imediatamente:

1. Cadarço: sinais de rasgamento, perfuração, abrasão ou corte;
2. Costuras: rompimento;
3. Componentes metálicos: deformações, travamento, quebra, fissuras ou corrosões;
4. Mola: rompimento;
5. Freio de segurança: quebra;
6. Cabo: fio rompido ou distorção;
7. Indicador de impacto: rompido;
8. Caixa: vedação comprometida.

A dica sobre o descarte em caso de retenção de quedas também é válida para os trava-quedas, onde o equipamento deve ser imediatamente descartado ou, para os modelos retráteis, enviado para assistência técnica, mesmo que em perfeitas condições.

Você sabia que a Hércules disponibiliza uma equipe técnica altamente qualificada para entender a sua necessidade? E além disso, apresentar a solução mais adequada para a sua operação? Não deixe de utilizar os nossos serviços e fazer parte do mundo Hércules. Consulte um de nossos especialistas.

Carlos Souza

Especialista de Trabalho em Altura e Espaço Confinado.

Formado em técnico de segurança segurança e especialista em atividades relacionadas ao trabalho em altura, possui Certificação IRATA para atividades profissionais no segmento de acesso por corda. Além de ser Instrutor de Trabalho em Altura (NR-35).
Carlos Souza

Últimos posts por Carlos Souza (exibir todos)